Ontem, dia 21/09, no município do Rio de Janeiro tivemos um grande colapso no fornecimento de energia elétrica causado por forte ventania.
A dor de cabeça foi intensa e estragos foram diversos. Muitas pessoas tiveram (e estão tendo) problemas por conta da situação e o comércio sofreu prejuízo em seu patrimônio.
As situações mais comuns que a falta ou pico de luz causam são:
- queima de aparelhos por pico de voltagem;
- demora para restabelecimento do serviço de energia;
- queda de poste e dano à estrutura da residência ou comércio;
- choque elétrico causado por fio de alta tensão.
Além disso, é comum que pessoas que estão em home care, isto é, recebendo cuidados médicos em casa, sofram muito com as consequências da falta ou picos de luz – especialmente se fazem uso de respiradores.
O serviço de energia elétrica no Rio de Janeiro é fornecido pela Light, mas estas dicas que vou passar servem se você for ou não do Rio de Janeiro.
Nestas situações, destaco algumas providências que você precisa tomar.
A primeira coisa a se fazer é abrir uma reclamação ou um chamado para a Light ou para a empresa que presta serviço na sua residência ou no seu comércio. Você pode abrir por ligação telefônica ou através do aplicativo da empresa.
De uma forma ou de outra, sempre anote o número do protocolo da reclamação – se fizer por celular ou computador, salve o print da confirmação de abertura da reclamação.
Aqueles que tiveram algum aparelho danificado, a Light ou a empresa que fornece energia elétrica deve providenciar o reparo no dano. Caso isso não aconteça, oriento que você pegue pelo menos 2 orçamentos com empresas técnicas para o reparo da aparelhagem e, se puder pagar o reparo, cobrar da empresa depois. Essa conta não é sua, mas caso não consiga receber da empresa, denuncie na Aneel e cobre estes valores na Justiça.
Se foram perdidos produtos perecíveis, como alimentos, devido a um longo período sem luz, a empresa deve lhe reembolsar. Recorra à ela e requisite uma indenização. Caso não tenha sucesso, pode ser o caso de buscar a Justiça.
Igual forma quando sua casa ou comércio sofre com alguma avaria devido à queda de poste.
Nos casos de choque por fio ou de pessoa em home care, é importante que você junte todos os laudos médicos e peça uma indenização para a empresa.
Falta ou pico de luz é coisa séria e o consumidor não deve ficar no prejuízo!
Um abraço e até o próximo artigo!